8º série

8° Série
Tema: Qualidade de vida e Exercício Físico
Competências
- Diferenciar o conceito de Exercício físico e atividade física no conjunto de conceitos utilizados para descrever as manifestações da cultura corporal do movimento;
- Diferenciar as capacidades físicas e estabelecer vínculos com o tipo de exercício físico realizado;
- Conhecer, em linhas gerais, os programas de exercícios físicos mais populares da região (Ex: musculação, ginástica aeróbia, ginástica localizada, step);
- Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento do desenvolvimento corporal;
- Analisar de forma crítica os padrões de beleza impostos pela sociedade e suas conseqüências, assim como o consumismo;
- Conhecer e interpretar indicadores básicos da composição corporal;
Conteúdos
- conceito de exercício físico e atividade física em relação à Qualidade de Vida;
- conceito e características das capacidades físicas: resistência, força muscular, resistência muscular localizada, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação (geral);
- a pratica excessiva de exercícios: características e conseqüências;
- medicamentos, exercício físico e formas corporais: anabólicos e suplementos alimentares;
- aquecimento específico, exercícios básicos, alongamentos específicos utilizados nos programas de exercícios físicos escolhidos para estudar o tema;
- Padrões de beleza ontem e hoje,
- Corpo x consumo;
- Índice de massa corporal (IMC);
- Relação Cintura – Quadril (RCQ).
Número de aulas: aproximadamente 16 aulas
Avaliação:
Identificação das diferentes capacidades físicas na pratica corporal;
Realizar e interpretar de forma satisfatória: avaliação do IMC e RCQ;
Avaliação teórica do conteúdo trabalhado;
Capacidade de diferenciar atividades aeróbicas e anaeróbicas e seus objetivos na sua pratica;
Participação e desempenho durante a prática dos exercícios físicos desenvolvidos.
Capacidade de analisar criticamente a influencia da mídia sobre os padrões de beleza e o consumismo.