5º série


Tema: Jogos Tradicionais e Populares
Série: 5°
Competências
- Conhecer as formas e características de Jogos Motores, Populares e Tradicionais vinculados a grupos sociais do lugar onde vivem;
- Ler e compreender os jogos como manifestações culturais produzidos em diferentes períodos históricos;
- Descrever e vivenciar os jogos populares e tradicionais, suas diferentes formas de jogar no âmbito familiar e comunitário;
Habilidades
- Diferenciar Jogo Motor de outras manifestações da Cultura Corporal de Movimento;
- Distinguir os Jogos Populares e Tradicionais de outras manifestações lúdicas;
- Identificar o conceito de Jogos e Esporte;
- Recriar e vivenciar jogos populares e tradicionais.
Conteúdos:
- Conceito de Jogo, Jogos Motores, Jogos Populares e Jogos Tradicionais;
- Jogos Populares e Tradicionais vinculados aos grupos sociais próximos do lugar onde vivem.
Número de aulas: aproximadamente 12 aulas.

Metodologia:
- Discussão dos conceitos propostos (jogos, jogos motores: tradicionais e populares) com o grupo de educandos partindo do conhecimento que eles tem sobre o assunto, introduzindo aos poucos elementos que deem subsidios para que pensem de forma mais abrangente até chegarmos ao conceito formal dos mesmos. Para isso nos utilizamos de recortes de revistas, jornais, imagens da internet outras referencias bibliograficas (construção de cartazes caracterizando cada conceito, fotos em anexo);
- Pesquisa realizada individualmente nas familias dos educandos sobre os jogos de antigamente, com avós, pais, tios, vizinhos. Socialização na turma das pesquisas, vivencia de alguns desses jogos;
- Cada grupo de 5 alunos escolher um jogo popular conhecido e jogado por eles em seu cotidiano, pesquisa e detalhamento do funcionamento desse jogo: regras basicas, adaptações, espaço de jogar, numero de jogadores, materiais necessarios. Apresentação dos trabalhos pelos grupos e vivencia desses jogos, com a orientação dos alunos responsaveis pelo jogo para o restante da turma. Se o jogo necessitar de mateirias especificos, contrução dos mesmos em aula.
- Fechamento dessa unidade de ensino: Oficina de jogos populares com as series inciais, onde os alunos da 5 série serão os organizadores dessas oficinas, ou seja, coordenarão os trabalhos com os alunos das series inciais.

Anexos:
Nesse caso os jogos escolhidos pelos alunos foram: Pipa, jogo do Taco, Amarelinha e sapata. jogo da corda e Cinco Marias.
Fotos: Contrução dos materiais e vivencia dos jogos escolhidos: